simples palavras de Jesus...

As palavras são simples: “Portanto, IDE por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc. 16:15), complicado ao longo dos séculos tem sido obedecer à grande comissão de Jesus Cristo.

O homem sabe, por instinto, natureza ou ciência adquirida, que nasceu para a glória de Deus, ou seja, fomos criados para glorificar nosso Criador. É isso que nos enche de prazer; encontramos razão de ser e existir no momento em que tomamos consciência do porquê de nossa existência: Glorificar àquele que nos tirou do império das trevas e nos transportou para o reino do filho do seu amor.

Conquanto, ao sabermos disso precisa nascer em nós o desejo de levar esse amor transformador ao conhecimento de outros, daqueles que estavam em trevas, afim de que sejamos instrumentos de Deus para tirá-los das trevas para a maravilhosa luz em Cristo Jesus. ISSO É MISSÕES.

Essa semana andando pela cidade vi diversas igrejas com os seguintes dizeres: “A igreja da sua família”, ou “A igreja que sua família precisa”, ainda “Venha fazer parte da sua família”, “Queremos ser a sua família”...e por mais boa intenção que haja nesses slogans eles estão carregados de uma subjetividade soberba e contrária ao texto bíblico. Por quê? Porque Jesus disse: IDE, enquanto a igreja diz: VIDE. Atingiremos este propósito apenas quando formos até os perdidos e arrancá-los das mãos do príncipe deste mundo tenebroso. Não podemos esperar que venham até nós, precisamos ir até eles.

Fazemos isso até com boa intenção, crendo que estamos cumprindo o mandamento de Jesus; acreditando piamente que nós, igreja, temos alguma coisa boa a oferecer para eles, mundo, de modo que se quiserem experimentar a luz e o amor precisam vir até nós e se adequar ao nosso sistema religioso cristão, pois era assim que acontecia nos tempos dos profetas, ou criam no Senhor dos Exércitos, ou eram dizimados por Ele.

Israel tinha uma função de atrair as outras nações para Deus, um chamado centrípeto, a forca que puxa o corpo para o centro, porém isso passou, nisso os homens falharam, e foi por isso que o Verbo se fez carne e habitou entre nós, de modo que com a igreja o assunto é outra. Conosco a idéia é de sairmos para ceifar, ou seja, nosso chamado é uma força centrifuga, ou seja, a partir do centro somos “jogados” para fora. O que concorda com a etimologia da palavra igreja, a saber, ekklesia = “chamados para fora”. E à medida que caminhamos o espírito coopera conosco em sua própria missão (Mc 16:20).

Está errado querer que o outro desfrute da comunhão e da alegria da salvação que eu usufruo? Claro que não, errado é a forma que pensamos ser certo fazer isso. Jesus nunca convocou ninguém a fazer parte da sua religião, tampouco instruiu seus seguidores a abrirem igrejas e denominação à medida que espalhassem seu evangelho. Sua ordem foi: IDE, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, ensinando-os a guardar tudo quanto lhes ordenei, e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt. 28:19-20).

Pecamos quando nos acomodamos. Erramos quando transferimos para outros a responsabilidade de pregação do evangelho, e também quando fazemos da igreja o templo santo morada do deus altíssimo. Não há mais Deus em templos feitos por mãos humanas, pessoas são a morada do Deus Altíssimo. É a mim que cabe a responsabilidade de pregação do evangelho, e faço isso com a minha vida. Preciso fazer da minha casa um centro de pregação do evangelho. Preciso fazer da minha profissão uma forma de pregação do evangelho. Minha vida é meu púlpito, meu oikós (aqueles com os quais me relaciono) são meus próximos, e neles preciso ver Jesus.

A igreja só cumprirá seu propósito quando se engajar na Missão de Deus: de estabelecer seu reino entre os homens. Precisamos estar convictos e conscientes de que o Reino é de Deus, o evangelho é de Deus, o convencer é Deus, o transformar é de Deus, o julgar é de Deus, o salvar é de Deus, eu sou um instrumento, uma carta escrita, e o que Jesus disse ao endemoniado gadareno serve para mim até hoje: “Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você. Então, aquele homem se foi e começou a anunciar em Decápolis quanto Jesus tinha feito por ele. Todos ficavam admirados.Mc 5:19-20.

O mundo ficará maravilhado todas as vezes que fizermos a nossa parte, INDO E ANUNCIADO JESUS.

Olha o que acontecia logo no começo da igreja: “Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.” At 2:42-47

Que Deus nos abençoe, nos capacite a ser essa igreja de atos e ajude a ser como seu filho.

Comentários