"Salvem o homem", gritou Jesus!

Era assim que eu gostaria de começar o meu evangelho: EU SOU O CANIÇO RACHADO, EU SOU O PAVIO FUMEGANTE; eu, ser humano, eu, homem, eu pecador.

A cada dia que leio mais a bíblia e me apaixono pela pessoa de Jesus, eu descubro uma coisa: JESUS AMAVA SER HUMANO (nos dois sentidos, ele gostava de ser humano, e também amava o ser humano). E é por isso que em si cumpriu a lei, é por isso que ele se fez maldito para que eu fosse LIVRE, para que minha sentença foi considerada já paga por ele, e condenou a si mesmo para que eu seja absolvido diariamente.

Mas, ai vem a igreja querendo me condenar...

No último domingo eu preguei sobre Mateus 12:15-21, e cheguei à conclusão de que o evangelho é mais simples do que sempre tentaram me ensinar.

Quando eu era criança, ouvia essa expressão numa música evangélica antiga: “Não deixa apagar o pavio que fumega, Jesus assopra no pavio e o fogo pega...”, e me perguntava: que m...de pavio é esse? Jesus assopra onde? O que significa isso? Parece ridículo, mas é a verdade, hoje, aos 28 anos, meu quinto como pastor, eu entendi: O PAVIO SOU EU.

Isso quer dizer que Jesus preserva a minha vida; significa que ele me fortalece quando parece que já não há mais esperança; quando parece que a última ponta esta por se apagar ai ele surge para me salvar, para reacender a chama da vida em mim. JESUS AGE COMPLETAMENTE DIFERENTE DA IGREJA.

Nós, igreja, aplicamos a disciplina cirúrgica quando o cidadão pecou a ponto de seu erro se tornar tão público que já “envergonhe” a comunidade dos que não pecam. Eu cresci em igrejas que excluíam membros tão somente porque eles não agiam mais como a maioria, como por exemplo, porque sua escapada, seus vícios, suas taras, seus fetiches, seu defeitos, em suma, seu pecado, já não era mais mantido em segredo como o do restante. E na comunidade dos hipócritas não há lugar para humanos verdadeiros.

Por que humanos verdadeiros erram, se enganam.

Agostinho de Hipona dizia que eu não sou só porque penso, ao contrariar Descartes, ele postulou: “Eu me engano, logo sou”, porque só o homem pode reconhecer que errou, só o homem pode se arrepender. Anjos não pecam, animais não pedem perdão, anjos não amam a ponto de cometer loucuras, animais mudam rota por instinto ou adestramento (seja ele mecânico ou natural), OS HOMENS PODEM MUDAR. O SER HUMANO É DOTADO DA FACULDADE DE SER LIVRE PARA SE ARREPENDER. Ao raciocinar nós chegamos a conclusão se acertamos ou não em nossas ações, geralmente o resultado só tempo diz. E muitas vezes nos enganamos, e isso prova A MINHA HUMANIDADE.

O Autor do evangelho de Mateus ao dizer que Jesus cumpriu a profecia de Isaias 42:1-4, afirma que ele foi o homem perfeito. E a primeira referência ao filho de Deus na profecia é a palavra “SERVO”, ou seja, a Jesus sempre foi reservado o posto de servo entre os homens. Podia ser de líder, de pastor, de bispo, executivo, presidente do conselho, apóstolo e até Pai Apóstolo, mas não, o título a ele reservado foi a prática de sua vida: UM SERVO, a serviço da humanidade.

O filho amado em quem Deus tem prazer, anuncia a justiça de Deus aos homens. Essa “justiça”, no original “krisis” é o sistema religioso divino. Krisis era o nome dado ao sistema religioso judaico, e Jesus vem estabelecer a krisis do reino dos céus, a saber: a verdadeira religião que liberta e não aprisiona, que não contenda, mas que é longânime, que não grita, mas que respeita, que não agride, mas acaricia, que não odeia, mas que ama.

O belo poema do verso 20 de Mt 20: “Não esmagará a cana quebrada, E não apagará o pavio que fumega, até que faça triunfar o juízo (...)”, é um dos mais belos cantos de apologia à vida já escritos por um ser humano. JESUS RESPEITA A VIDA. JESUS AMA O HOMEM. O HOMEM JESUS É CAPAZ DE SERVIR COM A PRÓPRIA VIDA PARA QUE O PAVIO QUE FUMEGA NÃO APAGUE SUA CHAMA, PARA QUE A CANA QUEBRADA SEJA RESTAURADA.

Eu costumo dizer, e ler por ai, que a igreja é o único exercito que pisa, que termina de matar o soldado ferido. PORQUE NÓS TEMOS TANTA DIFICULDADE EM RECUPERAR? PORQUE NÓS DEMORAMOS A AMAR? PORQUE NÃO AGIMOS COMO JESUS?

Eu fui pisado pela igreja. Eu fui uma cana quebrada moída pelo sistema religioso, a igreja tentou apagar minha chama, mas JESUS triunfou em mim, e por isso hoje a chama que arde em meu peito é a doce presença do Cristo no meu coração.

Jesus (você pode achar que eu falo demais nele, talvez, mas Ele foi tudo...), enquanto esteve entre nós, era chamado de “amigo dos pecadores”, porque comia com eles, morava com eles, andava entre eles. Ele escolheu amar as canas quebradas, os pavios com uma rusga de chama para restaurá-los; escolheu 12 homens cheios de limitações para transformá-los em mártires do cristianismo; fez loucura as coisas sábias; exaltou os humildes e humilhou os soberbos.

Jesus adora pegar os homens pelos quais a sociedade espera o mal e fazê-los voar para lugares altos; adora fazer de leprosos samaritanos exemplos de fé a serem seguidos; ama os endemonhiados gadarenos mais que todo um sistema financeiro corrupto e excludente.

Eu fui uma cana que a igreja quis esmagar (às vezes ainda quer), não só por ser maltratado ou menosprezado por minha condição, eu fui excluído mais de uma vez da minha comunidade. Meu pecado da 1ª vez: PENSAR, e da 2ª: FALAR A VERDADE, da 3ª: AMAR OS MAIS NECESSITADOS.

Eu fui moído pela igreja. Como uma cana que não dá mais suco eu fui descartado, juntei o pouco que me restava e parti para uma terra longínqua, vivendo dissolutamente.

Quando a chama do meu pavio esta por se apagar, Jesus apareceu na minha vida. Ele veio como pobre, apareceu como homem, igual a mim, na figura de alguns que me mostraram a extrema carência da verdade que eu tanto conhecia, e sobre a qual pregava, mas que ainda não vivia de fato.

A opção por Jesus me levou tudo o que eu tinha de mais precioso, Ele levou minha vida. Tomou minha juventude, meus dons e meus talentos. Levou meu orgulho e minha capacidade, me deixou nu, humilhado, extremamente consciente da minha humanidade falha e pecaminosa, mas a passagem de Jesus pela minha vida acendeu a chama em mim. E essa chama tem produzido LIBERDADE e AMOR.

Um sentimento que me inunda a ponto de eu não me conter, é como se um rio de paz, tranqüilidade e segurança corresse diuturnamente dentro de mim. De modo que é normal me pegar rindo sem saber do que, ou chorando com um simples gesto de caridade. JESUS ME TORNOU HUMANO.

Deixei de ser o promissor “homem de deus”, perdi o status daquele menino pastor cheio de potencial para ser um grande líder da denominação, para se tornar executivo de uma mega igreja, para ser cada dia mais parecido com Jesus, UM HOMEM DO POVO.

Glória a Deus me fez feliz na minha humanidade e, eu, como as nações, ponho em Cristo a minha esperança...

Comentários