Meu pífio tempo...

Hoje eu acordei meio ruim de saúde, e vou devanear sobre isso.
Já há algum tempo não tido muito “tempo” para escrever, e creio que isto é a principal causa do meu mal-estar perene. E sobre isso há uma importante verdade cristã que precisa ser colocada em prática para sanar este tipo de problema, a saber: a Mordomia do tempo.
Quando se fala em mordomia dentro da igreja logo nos vem à cabeça a velha idéia financeira, algo relacionado a dízimos e ofertas, mas mordomia vai muito além de apenas isso. Posso relaciona-la, a mordomia, à idéia de remir o tempo.
E isto é algo que estou aprendendo às duras penas, tem doído bastante a lição de gerenciar com propriedade meu tempo.
Quando eu leio: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” (Ef 5:15-17), eu fico pensando em como fazer isso melhor? Como fazer para conseguir dormir mais? No horário certo? Como dedicar o tempo necessário a cada área da minha vida?
Meu estado deplorável de saúde, minha tosse intermitente que não me deixa livre, meu perene estado gripal, meu constante sono vespertino, tudo isso me fez pensar; e cheguei à conclusão de que tenho errado na gerência do dom chamado tempo, e este por mim administrado.
Outrossim, creio também que não posso ficar parado, o tempo urge ao meu redor, quem era criança ontem, hoje já se casa e têm filhos primeiro do que eu; quem ontem ainda estudava hoje já se estabelece com competência e maturidade no mercado, e eu preciso correr para não ficar para trás.
Até mesmo no que tange à vida religiosa do ser preciso correr, sei que negligenciei a vontade de Deus por algum tempo, sei que poderia ter feito mais para Deus do que fiz (mesmo sabendo que até mesmo o que fiz, o fiz segundo a pré-ciência daquele que me predestinou), sei também que a necessidade do Cristo no mundo é algo tão gritante, que ultrapassa os limites de decibéis suportáveis à igreja, e nem mesmo nossos tapa-ouvidos confortáveis me impedem de ouvir esse som de carência, um gemido inexprimível de seres desesperançosos em sua busca por paz.
Mas correr, e simplesmente correr, não é resolve todo o problema, mas pode engendrar outro, e é isso que tem acontecido comigo. Tenho me fatigado na busca por resolver os problemas em minha volta. Quero apenas descansar em Deus. Me regozijar na Glória do meu Criador.
E minha oração tem sido para que Deus me ensine a como gerenciar e remir melhor meu tempo. Confesso que isso é algo que preciso aprender mais. Preciso comer melhor, dormir mais, me exercitar com mais freqüência, orar mais e meditar com mais solidão.
Deus, me permita viver com excelência. Me ensine a viver melhor, a dedicar mais tempo a ti e aos que me cercam, mas tempo com qualidade, não a sobra, mas por menor que seja o tempo, que seja com primazia de sentimento, e com profundidade de adoração. Permita isso a mim, e a quem lê isso aqui! Pois, como diz a tua palavra: “Qual de vós poderá, com as suas preocupações, acrescentar uma única hora ao curso da sua vida? (...) Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã”. Mt 6:27,34a.

Soli Deo Gloria

Comentários