Vivendo para aprender...

Ações Graças pelo fracasso...
Há um tempo atrás escrevi sobre a “minha escola do fracasso”, e hoje venho render Graças a Deus por ela.
Eu descobri lendo por ai alguma coisa devocional de crente, que um coração grato a Deus é como um imã a atrair bênçãos dos céus para si, e isto me fez entender uma importante verdade bíblica, por vezes extremamente difícil de ser assimilada, quiçá vivida ou externada, a saber, I Ts 5:18: Dar graças em tudo, pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para nós!
Hoje eu venci mais uma etapa da minha vida, e estou imensamente feliz por isso, vi que ainda pode nascer água nos meus olhos. Uma mísera vitória, porque perdi muito – ou talvez deixei de ganhar-, mas perdi ganhando. Ganhei experiência, ganhei maturidade, ganhei conhecimento, ganhei dividas e, acima de tudo, ganhei em gratidão. Sei que venci não na minha força, sou um muleque que sem se dar conta acaba de quitar uma divida de milhares de reais, junto do carioca, e sustentados por Deus nós vencemos.
Dois centímetros maior, 3kg mais pesado e incomensuravelmente mais maduro, com o lombo já experimentado, ultrapassei finalmente uma escola/obstáculo chamada “Doulos-Soluções em Mídia”. Desvinculei minha dívida de que nada tinha a ver com ela, de quem nem queria me ver bem e ainda por cima me cobrava sem pudor ou ressentimento. Está quitado!
Hoje posso afirmar que cumprir fielmente o que a bíblia fala no texto supra citado, e em Fp 4:4 pode ser praticado e vivido por qualquer um; se um cético pecador como eu conseguiu então qualquer um consegue. Descobri vivendo que dar Graças a Deus pela derrota, e ser regozijar na tribulação são provas testemunhais da nossa fé. Eu creio não pelo que recebo ou vivo, mas por aquilo que sinto e em quem confio. O autor da minha fé, é o mesmo que me prometeu, e o mesmo que inspirou São Paulo a escrever: “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o SENHOR”.
E como prova da minha equidade está o fato de que cumpri com minhas obrigações, e documentalmente está a promissória resgatada de um malfadado empreendimento juvenil. Graças e Glórias a Deus que me fez passar por uma úlcera, por uma taquicardia, por humilhações, por incontáveis indisposições estomacais, por provas e mais provas da minha fé, e ainda assim me manteve em pé, e me poupou aquilo que considero mais sagrado na minha existência: A esperança da salvação e a convicção do meu chamado.
Hoje (quase) chorei por aos 24 anos de idade ter experimentado testes de um velho, já sonhei muito e já perdi a vontade sonhar, já vivi de doações para aprender a ser generoso, já vi a loucura e a praga para aprender a estender a mão ao necessitado, já devi e paguei para aconselhar, já fui amado e quero aprender a amar, já perdi tudo para dar valor apenas ao dom da vida, já odiei para descobrir que me dar com sinceridade de coração e mais gratificante, já fiz e vivi tanta coisa, e nem rugas tenho (e olha que já ansiei ser mais velho), mas Graças a Deus pelo dom da vida eterna que já usufruo hoje, apesar de ainda não possui-lo em sua totalidade.
Enfim, agradecer a Deus em todo o tempo e nos regozijarmos independente das circunstâncias, quer boa quer ruins, sãos mostras de uma atitude de vencedor, de que tem fé, e de que ama a Deus, pois que o ama segue seus mandamentos, e obedece seus estatutos e preceitos, e assim pode afirmar sem mentir: Eu amo a Deus.
E agora me julgo pronto para dever a única coisa que a bíblia me manda dever, o amor (Rm 13:8).


Soli Deo Gloria

Comentários