Este meu texto é antigo, saiu em alguma publicação por ai, não me lembro qual nem quando, mas o assunto é atual...
Num Panorama Mundial, o Mundo Ainda Clama...

Parece que há alguns anos atrás se falava mais sobre a tão famosa “janela 10/40”, a região menos evangelizada do mundo. Depois parece que nos voltamos mais para missões locais e urbanas, mais para construção do nosso templo, mais para o conforto, mais para nós mesmos, mas ainda nosso desafio mundial é patente, é urgente, é necessário e é nosso dever.
Há ainda muito a ser feito, porém, é verdade que avançamos num panorama mundial, o evangelho chegou a lugares até então inóspitos e sem presença missionária. Hoje, cerca de 90% das pessoas do mundo já podem ler a bíblia, mesmo com 60% das línguas do mundo não possuindo nem trechos das escrituras traduzidos.
Há ainda muito a ser feito. Há 12.000 povos no mundo, 3.500 tem poucas chances de ouvir o evangelho, mas já se pode ver a presença do evangelho em 2.500 desses povos, apenas mil dos povos menos acessíveis não tem presença missionária. Todavia, ainda se tem aproximadamente dois mil povos sem presença evangélica, 90 dos quais aqui no Brasil. No mundo, há 30 países com menos de 1% de evangélicos, nações que nos perseguem, como Coréia do Norte, Afeganistão, Tibet e Yémem.
Há ainda muito a ser feito, o trabalho é árduo e os trabalhadores são poucos. Na última década o numero de missionários nos campos cresceu 50%, uma vitória é verdade, mas muito longe do ideal. Ainda existem 1,800,228.000 pessoas (27,9% da população mundial) a serem alcançadas pelas boas novas do evangelho, o mundo clama pela mensagem da salvação.
Há ainda muito a ser feito, talvez você já saiba, mas é na janela 10/40 que vivem 8 de cada 10 pobres do mundo, e somente 8% da força missionária trabalha entre esse povo. As três maiores religiões não-cristãs (islamismo, budismo e hinduismo) espalham suas garras por entre os 3,2 bilhões de vidas dos 62 países que compõem essa faixa do globo.
Por Deus, ainda há muito trabalho a ser feito, a chama não pode arrefecer, os campos continuam brancos para ceifa, e nós somos os trabalhadores da seara: “ E dizia-lhes (Jesus): Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara” (LC 10.2). Lancemos-nos à obra!

Para conferir os dados acima expostos, e obter muitos outros, inclusive estratégia de oração, acesse: http://www.sepal.org.br/, http://www.amtb.org.br/, http://www.infobrasil.org/, http://www.jmm.org.br/

Comentários