Sucinta Reposta...

Outro dia fui novamente interrogado: “O que você acha de eu fazer teologia em outro seminário teológico, que não o seminário batista?”, vejamos, pra eu não ter de dar sempre a mesma resposta, ai vai ela, de uma vez, pra todo mundo ver, num só lugar...já que minha resposta é sempre a mesma. Ei-la:
Cara, se você é batista e pretende seguir carreira na denominação, procure uma formação confessional, dentro dos parâmetros historicamente estabelecidos, lance mão da credibilidade que usufruímos, não busque um simples preconceito dentro da igreja, pelo simples fato de que você quer ser diferente.
somos batistas, não somos os donos da verdade, apenas descendemos de uma mesma historia, compactuamos com uma mesma doutrina, preservamos os mesmos princípios. Não crendo sermos os detentores da verdade universal, apenas somos batistas, cooperamos e pregamos ser uma família, erramos também, aliás somos humanos.
Por isso reafirmo, quem quer ter carreira na denominação precisa defender nossos princípios e conhecer nossa historia, e onde teremos isto se não em um seminário teológico batista??? Onde teremos vivência denominacional, como uma prévia ministerial??? Nossos melhores pastores estão nos seminários, nossos futuros “amigos” de ministério estão no seminário.
Na nossa realidade, o STBOB, ali estão – ou estavam até bem pouco tempo – as cabeças pensantes da denominação no Estado, podemos ter perdido estrutura, mas nem de longe os outros possuem nossa credibilidade, ou tradição, é verdade também que história não ganha jogo, e que tradição não entra em campo, mas que a camisa tem um peso, ah isso tem, e não é pouco, e é simples assim.
Agora, se você não liga pra isso, não pretende ser batista a vida inteira, nem tampouco começar bem na denominação, então você pode sair com sua formação teológica de outro seminário!
Esta é só minha resposta, dentro da “nossa” realidade pantaneira!

Comentários