Excesso de Zelo com Ovelhas gordas...uma busca por Paz interior!

Ja tinhas nos alertado o profeta feito "Atalaia" por Deus, sobre o perigo do extremado cuidado dispensado às ovelhas "gordas" do meio do rebanho do Senhor Deus. Ezequiel alertou, alertou, mas o povo, como hoje, não lhe deu atenção, lhe fazendo ouvidos moucos. Hoje pretendo ser breve em minha análise sobre uma realidade muito comum no seio das igrejas evangélicas, não de todas, haja visto que o pentecostalismo tradicional se mantém em uma crescente sem lançar mão de métodos, no mínimo "questionáveis" de cura interior em vista de crescimento quantitativo do número de fiéis.
Quando digo "ovelha gorda", me refiro ao mesmo tipo de crente do A.T, pessoas ja totalmente inteiradas na comunidade dos santos, com um mínimo de conhecimento de Deus e de sua vontade, crentes com um bom tempo já de igreja, mas que apreciam e desejam ser tratados como neófitos; já estão fartos de tanto alimento espiritual que receberam ao longo dos anos, mas parecem bulímicos frente ao alimento espiritual dado pelo Espírito.
Outro dia, ja faz algum tempo, fiquei sabendo de um tal de "REVER", uma espécie de veredas antigas, de maior duração e com mais "ministração". Eu pergunto: porquê tanto crente velho vive correndo atrás de ministração sobre o passado, sobre traumas com o "pai", a obra de Cristo é parcial? ele até limpa nosso passado, mas precisa de algo mais elaborado, será isso? certamente que não!
"Ai, eu tenho 10 anos de crente mais só consegui perdoar meu pai agora, ele foi muito ausente", "um dia quando eu tinha 7 meses sofri um abuso de um primo falecido meu, tinha problemas com isso, hoje estou curado". Essas frases são ditas de pulpito pelos participantes desses seminários avançados de "cura interior". O crente passa anos na igreja, ouvindo a palavra e lendo a biblia, se não o faz devia fazê-lo, não toma vergonha na cara, não toma nenhuma atitude para perdoar um cara que o fechou no trânsito, mas depois de um banal final de semana ele perdou, passa um mês em paz, e ja precisa continuar com esse seminário mais avançado ainda para outras curas de sua alma. BALELA, a biblia nos diz com certeza que "Ele tomou sobre as nossas iniquidades", e pagou o preço por elas na Cruz do Calvário. Paulo chega a dizer que quem vive no justo, não mais ele proprio, mas o próprio Cristo vive nele, e a vida vivida na carne, se vive na fé do filho de Deus, o qual se entregou a si mesmo pelo mundo todo, ou seja, é Cristo que faz morada em mim, e passar a viver em mim.
Se o próprio Cristo, Emanuel, vive em mim, como posso eu precisar de um singelo e demagógico "seminário de cura interior" para poder viver em plenitude de alma, ou levar uma vida reta e paz no coração. Quem me traz essa paz ao coração é Cristo. o Kosmos clama por paz, o mundo vive em busca da paz, a humanidade luta por paz. Ja dizia Gabriel, o pensador:"Essa tribo (o mundo) é atrasada demais, eles querem acabar com a violência mas a paz é contra a lei, e a lei é contra a paz".
Que paz é essa meu irmão? a paz que excede todo entendimento. Porquê essa ovelha gorda vive buscando se curar? porque precisa encontrar a PAZ de Cristo. É no mínimo "estranho" que uma pessoa se converta, passe a viver no meio de uma comunidade de santos, ouça falar de Cristo, sua obra, seus ensinamentos, procura imitá-lo, mas sempre está buscando se curar do passado. Cristo jogou no mar do esquecimento seu passado; ou Ele te perdou os pecados e ja não se lembra mais deles, ou bíblia que você usa para se curar nesses "seminários de cura", é mais um livro escrito por homens antigos e editado pela igreja católica. Isso eu tenho certeza que não é.
O necessário não é viver buscando "rever" o passado, ou caminhar por "veredas antigas", necessário e urgente é olhar para o presente e pensar no futuro. Onde estou, bem, permitam-me ser pessoal agora. Eu estou na Pib-CG, quero ser pastor e trabalhar com missões, mas meu pai é pastor e não é o principal apoiador dessa idéia, ele sofreu muito para ser pastor. Um dia quando eu ainda queria ser jogador de futebol, meu pai quase me bateu porque filho dele tinha era que ter uma profissão honesta, trabalhar e ganhar dinheiro. Outro dia eu queria começar o seminário e e ir embora para evangelizar uma tribo qualquer em uma selva qualquer, mas meu pai pastor não me permitiu, me disse que igreja é ingrata e que eu preciso fazer minha antes de me lançar integralmente ao ministério. Por isso eu sou traumatizado! preciso me curar do meu passado! (Estou em lágrimas...)BALELA, esses fatos realmente aconteceram, mas vivo não mais eu, mas Cristo vive em MIM. Meu pai me ama, e quer o meu bem acima de tudo, as vezes erra, mas quem não erra que atire a primeira pedra, ele me ama e eu o amo, e isso basta.
E se Cristo vive em mim, vou remoer e ruminar o passado, de modo algum, vou olhar sempre para o alvo da minha divina vocação. Willian Carey disse algo que eu concordo com todo meu ser, o pai das missões modernas disse a seu pai quando sua ida à China não tinha mais que ser repensada: "Pai, estou sendo designado para a obra de maior excelência, que o filho de um homem pode ser escolhido". Graças a Deus por isso, Graças a Deus porque ele tem inspirado milhares por centenas de anos, graças a Deus porque ele não precisou fazer "veredas" para cumprir a vontade de Deus.
Quero usar o exemplo de Carey para terminar, se ele fosse uma ovelha gorda tão comum nos templos brasileiros, ele teria no mínimo atrasado em vários anos sua ida ao campo, uma vez que a própria igreja não o apoio e tentava dissuadi-lo dessa idéia, na época absurda e insana, e esse constrangimento teria feito com que fosse necessário dois anos "revendo" o passado para "liberar perdão". Deixe de ser folgado ovelha gorda, não espere "veredas" para aprender que perdoar é uma ação de um verdadeiro crente que é habitado pelo próprio Cristo. Basta ler a bíblia, não é necessário ir muito longe, basta lembrar do "Pai Nosso", lembra que lá Jesus nos ensina a "Perdoai....ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS", ou você se esquece facilmente de passagens bíblicas? se esquece que esses seminários, que por vezes até são uteis, mas não tem nada de novo, são repetições biblicas. É claro que existem equívocos teológicos, por vezes judaizantes, mas até isso seria perdoável se a igreja fosse 100% cristocêntrica.
Quando eu participei desse seminário hoje idolatrado conhecido como "Veredas Antigas", esperava uma grande ferramenta reveladora, uma ação sobrenatural de Deus, via o veredas como o sacerdote via o Santo do Santos, e olha que quase amarrei uma corda com sino em meu tornozelo com medo de ser fulminado por pecado, dentro do tão especial e sacro veredas. Para minha surpresa, tudo o que o Grande Craig Hill ensina e prega, minha mãe havia me ensina por quase duas décadas. Seria minha mãe uma precursora do veredas? será que Craig roubou a idéia dela? será que minha família merece os royalties desse modo? LÓGICO QUE NÃO, minha mãe apenas aplicou na criação minha e de meu irmão conceitos tirados palavra de Deus. Ela não usou uma sagrada apostila para nos criar, apenas nos ensinava conforme a biblia dizia.
"Meu filho, não faça para os outros aquilo que você não quer para você", "papai do céu é o único Deus, é pra Ele que a gente canta", "Faça o bem sem olhar a quem", "Perdoe porque Deus está no seu coração, você é da igreja, você deve dar exemplo". Isso minha mãe me dizia, dizia muito mais é claro, mas que impressionante, isso está na bíblia!! E tem gente que pensa que foi o Craig Hill que inventou. Ah irmãos, a bíblia é uma fonte inesgotável de verdade e sabedoria, mas tem tanta gente ganhando os royalties da palavra.
Ovelha gorda, você sabe que escrevo para você, ha quantos anos está na igreja? precisa ainda de alimento espiritual que este neófito usa?, certa feita ouvi isso de um pastor no pulpito, e quero finalizar com essa assertiva preocupante, mas que caracteriza uma ovelha gorda, quero te deixar pensando um pouco, o pobre homem disse para centenas de pessoas: "Deus, se o Senhor mandar eu vou pra onde o Senhor quiser, vou fazer missões na África, vou pra Ásia, meu coração esta queimando por esses lugares e pelos irmãos que vivem lá, ohhhhhhhh Deus se o Senhor me mandar", isso me faz rir, creio que Deus ja o mandou, pena que ele não conhece o tão famoso Atos 1:8.

Comentários